A primeira versão do perfume Abebé, dedicado a Oxum eu fiz em 2015. Quando comecei a criar perfumes, tudo era muito experimental. Eu era uma estudante do assunto desde 2012, mas estava longe de dominar os aspectos técnicos que tenho hoje, era muito mais sensibilidade e risco.
Ao contrário de outras tentativas de perfumes, esse deu certo de primeira. Comecei fazendo uma tintura de ingredientes relacionados à Deusa do amor, da beleza e da estratégia: baunilha, makassá, vassourinha, flores amarelas, cera de abelha, dentre outras. Deixei essa mistura maturar e quando coei eu tinha diante dos meus olhos um líquido dourado e muito aromático.
Seguindo os princípios da perfumaria, fui acrescentando outros elementos como óleos essenciais, resinas, concretos e absolutos.
A perfumaria segue os princípios de uma pirâmide: temos notas baixas, médias e altas. A seguir vou falar sobre elas dentro da perfumaria mágica.
Do fundo do rio ao espelho d’água
Para escolher as notas baixas, eu precisei mergulhar no fundo do rio. Fascinante e assustador ao mesmo tempo. Lá entrei em contato com casca de madeiras, resinas doces de ládano e benjoim e visualizei numerosas abelhas produzindo cera, que é um elemento de proteção e defesa, assim como o espelho (abebé).
Alguns aromáticos que fazem parte da base do perfume: benjoim, baunilha, madeira guaiaco, cera de abelha, e ládano.
O coração do abebé é repleto de flores brancas e amarelas. Doce e poderoso. Coração que caminha tanto pelos mistérios noturnos quanto pelo brilho dourado do sol.
Para as notas médias usei jasmins, camomila, ylang ylang, calêndula e mel.
A saída e fresca e elegante. Com frutas gostosas e cheirosas (laranjas, bergamota), além do makassá.
Abebé é um perfume sensual, para trabalhar a auto-estima profundamente. Para quem gosta de mergulhar fundo em seus próprios rios e extrair sua riqueza, fazendo-a brilhar pro mundo. Você pode comprar este perfume >> AQUI << .
Michelle C. do blog Tantas Plantas fez uma resenha deste perfume. Leia >> AQUI <<.
Mona Soares
Farmacêutica especialista em cosméticos e plantas.