A pele do corpo

Tenho visto muita informação a respeito do skincare, que se refere ao cuidado com a pele do rosto. Mas não tenho visto muita informação sobre bodycare (cuidados corporais), além dos cuidados em clínicas de estética. Mas tô falando daquele cuidado cotidiano com a maior porção desse órgão que é o maior do nosso corpo.

Considero a pele do corpo mais fácil de ser cuidada, mas não é por isso que iremos deixar pro corpo um sabonete e hidratante qualquer e investir em produtos mais especiais apenas para os cuidados faciais.

É possível ter uma rotina simples e ao mesmo tempo natural com a pele do corpo. Vou compartilhar alguns cuidados da minha rotina e sugerir opções para que você adeque ao tipo e à condição de sua pele.

Limpeza 

Lavo há anos a pele do meu corpo com sabonete natural sólido. Na maioria das vezes feito por mim, ou comprado de marcas de cosméticos naturais. Sabonetes convencionais geralmente possuem ingredientes que não são bem aceitos pela nossa pele e agentes limpantes que removem nossa camada de proteção natural, causando ressecamento e desidratação. Podendo ainda agravar condições como dermatites e psoríase.  

Automassagem óleo corporal durante o banho

Algumas marcas de sabonetes naturais que eu já usei e recomendo são: O alquimista de Chad, Iyá Omi , Cheiro de Mato, Karina Saboaria e Ares de Mato , mas há outras. Procure uma que esteja próxima a você. 

Caso deseje aprender a produzir o próprio sabonete compartilhei essa receita aqui no blog. Para se aprofundar e fazer uma receita específica para o seu tipo de pele, indico meu e-book: “A arte da saboaria natural”.

Não há necessidade de passar sabonete em toda a pele a cada banho. Eu uso o sabonete nas áreas íntimas, axila e pés todos os dias. Porém no restante do corpo algumas vezes na semana, que varia de duas a quatro. Isso é muito pessoal e depende ao nível de poluição que você se expõe todos os dias, atividade física, estação do ano, clima e se sua pele é seca ou não. Observe como sua pele responde. Na dúvida, comece com dia sim e dia não e vá ajustando.

Esfoliação 

Na hora de esfoliar a pele do corpo eu vou pelo caminho mais simples: uso uma bucha vegetal. Ela custa pouco, é sustentável e dura muito. Prefiro comprar na feira porque vem sem embalagem. Mas você pode adquirir a sua em farmácias se não for possível para você ir à feira.

Bucha vegetal, sabonete natural e manteiga corporal; simples, naturais e muito poderosos nos cuidados corporais

Passo um pouco de sabonete na bucha e realizo movimentos circulares por todo o corpo. Realizo a esfoliação de uma a duas vezes na semana.

Nutrição e hidratação 

Após a limpeza da pele eu aplico um produto para mantê-la hidratada e nutrida. Gosto de produtos como óleos e manteigas. Minha pele não é muito ressecada. Salvo em algumas áreas, então um produto em óleo ou uma manteiga devolve nutrientes para a pele e evita a perda da hidratação natural de dentro pra fora. 

Uso óleos vegetais comuns como um bom azeite de oliva misturado ao óleo de coco ou as manteigas de karité ou murumuru. Algumas marcas de cosméticos naturais possuem óleos formulados com óleos essenciais, resinas, antixoxidantes, ésteres, etc. Antes de comprar se certifique que se trata de um produto livre de óleo mineral e parafinas.

Gosto de aplicar óleos e manteigas vegetais ainda durante o banho com a pele úmida massageando todo o corpo. Enxáguo o excesso e me enxugo. Os óleos vegetais podem ser encontrados em mercados e mercearias. Para um produto finalizado e com toque seco eu indico o óleo nutritivo da Concha & Folha. Com relação às manteigas, gosto da manteiga de murumuru da Óleos da Mi..

Algumas pessoas sentem que a pele não está completamente hidratada se não usar um hidratante. Eu sinto isso em alguns momentos. Você pode pular a etapa do óleo e usar um hidratante ou mantê-la e aplicar um hidratante por cima para reforçar a hidratação.

Busque por um hidratante o mais natural possível: livre de óleo mineral, corantes sintéticos e conservantes como parabenos por exemplo. Procure por ingredientes como glicerina (vegetal), manteigas e óleos vegetais, alantoína, aloe vera (babosa), pantenol, extratos de plantas e óleos essenciais .

O hidratante é aplicado com a pele seca em movimentos circulares. Um bom hidratante é absorvido pela pele ao mesmo tempo que a mantém com aspecto e sensorial hidratado por horas.

E-BOOKS SOBRE SABOARIA E COSMETOLOGIA: CLICA AQUI .

Mona Soares
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

Marcado com , , , ,