Cuidar da pele não precisa ser algo que envolva gerar tanto lixo e com passos intermináveis. Pode ser simples, divertido, natural e sustentável. Quando vejo rotinas muito complexas de skincare, penso que um dia já fui assim. Gastava muito tempo perdida em inúmeras etapas, comprava produtos de maneira aleatória, mas que não funcionavam tão bem para a minha pele, além do tanto de lixo que gerava. Ou porque a embalagem usada não era possível de ser reciclada/reutilizada após o uso, ou por conta do uso de produtos de dose única que geravam lixo imediato. Hoje faço a maior parte dos produtos de beleza que uso e simplifiquei a minha rotina. Com isso, minha pele está muito melhor e minha consciência mais tranquila.
Cosméticos convencionais possuem uma grande quantidade de ingredientes que prejudicam a saúde feminina. Tanto pelas moléculas que são absorvidas e podem causar desequilíbrios hormonais, alterações no útero, ovários e mamas, predisposição ao câncer e doenças metabólicas quanto pelo que não é absorvido e permanece na pele causando alergias, dermatites ou envelhecimento precoce. Além disso, cosméticos convencionais possuem baixa biodegradabilidade e escoam pelo ralo poluindo o planeta. A seguir darei algumas dicas de skincare com indicações de produtos naturais e formas de reduzir o lixo. Para que os cuidados com a pele estejam em harmonia com a nossa saúde e o equilíbrio do planeta.
COMO REDUZIR O LIXO
Simplifique
Não há necessidade seguir tantas etapas para ter uma pele bonita. O tradicional limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar funcionam perfeitamente. Excluindo o protetor solar, que deve ser usado apenas durante o dia, a recomendação é que os outros passos sejam feitos na ordem indicada, duas vezes ao dia. Pela manhã e à noite.
Evite produtos unidose
Essas máscaras em sachê de dose única produzem bastante lixo e podem ser evitadas. Prefira embalagens maiores e feitas com materiais que possam ser reciclados ou reutilizados, como vidro, papelão, plástico reciclável ou alumínio. Evite embalagens mistas, como as feitas com papel e plástico ao mesmo tempo ou embalagens BOOP.
Opte por cosméticos sólidos
Ainda no quesito embalagens, vale optar por cosméticos sólidos cujas embalagens são de papel reciclável ou compostável. Você pode começar substituindo o sabonete líquido por uma versão sólida.
Use até acabar
Faça o possível para usar um produto até o fim. Caso não tenha se adaptado ao uso dele pelo modo indicado, invente um novo uso. Cremes faciais que não funcionaram na pele do rosto, podem ser usados no corpo. Sabonetes que não funcionaram de modo algum, podem ser usados para lavar a louça ou limpar a casa por exemplo. Doar o produto também é uma opção.
PASSO A PASSO NATURAL
Uma pele bonita é resultado de pequenos cuidados diários, uma alimentação equilibrada, boas doses de descanso, contato com a natureza e controle do stress. A seguir, o foco é a rotina de autocuidado com cosméticos naturais. Vale lembrar que esse passo a passo não exclui consulta dermatológica.
Limpeza
Use um sabonete feito por saponificação natural para lavar o rosto. Há diversas artesãs que produzem sabonetes feitos com óleos vegetais, resinas, argilas e extratos botânicos específicos para cada tipo de pele. Selecione aquele cuja descrição mais se adeque às suas necessidades.
Tonificação
Equilibra o pH da pele, oferece nutrientes e remove as impurezas mais profundas. Você pode trocar o tônico cheio de fragrâncias sintéticas, álcool e conservantes agressivos por uma versão lotada de ingredientes botânicos. Uma excelente opção de tônico facial são as infusões de ervas, os chás. Camomila ou lavanda para pele sensível, chá verde ou branco para pele madura, alecrim ou hamamélis para pele oleosa, tomilho ou orégano para pele acneica, hibisco ou calêndula para pele seca. O chá dura até três dias na geladeira. Use água filtrada para seu preparo, e faça do mesmo modo que prepara um chá para beber, só que mais concentrado. Para aumentar a validade, acrescente uma colher de sopa de vinagre orgânico vivo (não pasteurizado) para cada xícara de chá. Dura até dez dias na geladeira. Outra opção para tonificar a pele são os hidrolatos ou águas florais. Aplique usando disquinho de crochê ou tecido macio. Cuidado com os olhos caso use o tônico com vinagre.
Hidratação
Toda pele necessita de hidratação. Aqui vale investir em um produto pronto, adequado às suas necessidades. Escolha um hidratante natural. Busque por selos como IBD e ECOCERT no momento da compra. Ou adquira formulações simples, de marcas naturais feitos com óleos vegetais, ceras, manteigas e óleos essenciais. Você pode também preparar um sérum pra usar após o tônico. Alternando com seu hidratante ou usando de maneira exclusiva. Use uma colher de sopa de óleo de jojoba e cinco gotas de óleo essencial. Para pele seca, palmarosa ou patchouli; para pele madura, gerânio ou vetiver; pele oleosa se dá bem com tea tree, cipreste ou cedro. Certifique-se que o aroma te agrada e na dúvida, consulte uma aromaterapeuta. Armazene a mistura em um vidro com conta gota e massageie de duas a cinco gotas no rosto, pescoço e colo.
Para a área dos olhos, você pode usar uma gota do óleo de jojoba, rosa mosqueta ou pracaxi. O óleo de jojoba é um ingrediente multifuncional e ótima opção para remover maquiagem ou protetor solar. Massageie o rosto com algumas gotas e depois remova com um disquinho de crochê ou tecido limpo. Lave o rosto em seguida com sabonete.
Proteção solar
O protetor solar deve ser usado sempre que você for se expor excessivamente ao sol. No dia a dia, caso a exposição seja pequena, pode usar no rosto maquiagem mineral natural que contenham ingredientes com óxido de zinco, argilas e/ou pigmentos minerais de cobertura, que atuam como proteção física. Até o momento não existem opções de protetor solar natural no Brasil. Evite fórmulas com os seguintes ingredientes: benzofenona-3 (oxibenzona), homosalato, metoxinamato de octila e 4-metil benzilideno cânfora. Uma alimentação rica em alimentos pigmentados, como açaí, frutas vermelhas, cenoura, beterraba e vegetais verde escuros auxiliam na proteção solar.
Cuidados complementares
De uma a duas vezes por semana é legam fazer uma esfoliação e máscara de tratamento. A esfoliação remove impurezas, renova e estimula a pele. A máscara de tratamento revitaliza, repõe nutrientes e trata necessidades específicas.
Esfoliação
O meu esfoliante favorito é feito com cristais de quartzo e argila branca. Uso uma colher de sopa rasa de cristais com uma colher de sopa rasa de argila branca e misturo mel ou melado de cana até formar uma pastinha consistente. Aplico no rosto limpo em movimentos circulares e suaves. Enxaguo e sigo para a tonificação e hidratação. Se sua pele é muito sensível, substitua os cristais pela farinha de aveia.
Máscara
Ao invés de uma máscara de argila industrializada, você pode optar por uma preparada por você, usando a argila mais indicada para seu tipo de pele.
Argila branca – trata manchas. É também uma argila universal e pode ser usada em todo tipo de pele.
Argila verde – serve pra atenuar acne, caspa, seborreia e oleosidade excessiva.
Argila vermelha – possui efeito lifting; trata pele madura, melhorando a elasticidade e estimulando a formação de colágeno.
Argila rosa – muito suave, é indicada para pele sensível e rosácea.
Argila roxa – refresca a pele desvitalizada. É anti-inflamatória.
Argila preta – descongestiona, melhora a circulação sanguínea e hidrata a pele seca. É também uma argila desintoxicante.
Argila amarela – alivia a pele sensibilizada ou queimada pelo sol.
As argilas desintoxicam, remineralizam e fazem um peeling suave. Basta você escolher a argila que mais se adeque a seu tipo de pele e separar três colheres de sopa. Use utensílios não metálicos para manipular a argila. Acrescente água limpa aos poucos até formar uma pasta de consistência cremosa. Aplique na pele limpa com os dedos e aguarde 20 minutos ou um pouco mais. Enxague e antes que a argila seque. Em seguida você pode tonificar e hidratar. Opte por adquirir argilas em embalagens grandes, evitando os sachês de dose única.