O que podemos aprender com as olimpíadas

Eu sei. Tem um monte de coisa horrorosa acontecendo no Brasil. Muitas delas por conta e durante as olimpíadas e eu poderia escrever um texto enorme falando mal desse evento que está acontecendo por aqui (sim, porque as para-olimpíadas ainda estão rolando). Mas eu quero fazer exatamente o contrário. Eu quero falar das coisas boas que esse evento deixou pra mim, que tem servido de inspiração para dar continuidade a algumas mudanças em minha vida que estavam gritando para acontecer. E falar também de algumas percepções, até mesmo bobas, mas que me fizeram rir e ficaram de reflexão. Vamos lá?
(pra colorir, coloquei fotinhas de uma galera inspiradora que fez muito bonito)

rawimage-1160x774-1
Simone Biles: ginasta (USA)

DISCIPLINA

Isso é muito importante pra gente alcançar nossos objetivos. Sem disciplina não vai. E ter disciplina pra mim é fazer aquilo que você quer ver “crescer” todos os dias, nem que seja um pouquinho. No momento eu tenho aplicado a disciplina à meditação. Medito todos os dias, aconteça o que acontecer. Se for muito difícil aplicar a disciplina a tudo na sua vida, escolha apenas alguma coisa que tá bagunçada e aplique a disciplina. Como mágica, isso funciona como um imã para que outras coisas que exijam disciplina funcionem também. A prática constante da meditação está me ajudando a ser disciplinada na cozinha. Preparo a maior parte das coisas que consumo e sinto um prazer imenso nisso. Algo inimaginável há alguns meses.

Usain Bolt: velocista (Jamaica)
Usain Bolt: velocista (Jamaica)

SUPERAÇÃO

Superar é passar de uma situação ruim para uma situação boa. Ou de uma situação boa para uma melhor ainda. A melhor superação é da gente pra gente mesma. Me vejo em situação de superação quando olho alguns aspctos da minha vida e comparo com o agora e penso: “uau, como eu melhorei nisso”. Em meus estudos e práticas da alquimia, eu sempre estou buscando aprimorar as coisas que já faço há alguns anos.

O beijo não é exatamente uma prática olímpica, mas até que poderia (risos)
O beijo não é exatamente uma prática olímpica, mas até que poderia (risos)

AUTO-CUIDADO

Um(a) atleta precisa se cuidar para atingir seus objetivos. E isso implica em mente-corpo-e-espírito em harmonia. Essa vibração que rolou durante as olimpíadas está me ajudando a aplicar o auto amor, a cuidar da minha alimentação, das minhas emoções, das minhas relações e da minha espiritualidade.
Rafaela Silva: Judoca (BR)
Rafaela Silva: Judoca (BR)
DESAFIO
Qual foi a última vez que você se desafiou? Está achando o dia a dia muito monótono. Coloca um desafio nele! Não precisa ser algo mega complicado ou mirabolante não. Eu crio desafios extremamente bobos pra mim, como por exemplo: elogiar de maneira sincera cinco pessoas por dia, ou levantar da cama assim que o despertador chegar. Quando cumprir um desafio pessoal vibre de alegria e se parabenize!
neymar-chora-e-comemora-com-os-colegas-a-vitoria-do-brasil_833981
Chororô e abraço coletivo da seleção brasileira
HOMEM CHORA, ABRAÇA HOMEM E BEIJA HOMEM
É uma pena que a gente tenha que  esperar grandes eventos esportivos pra ver homens expressando suas emoções. Mas eu quero avisar pros moços: não precisa não viu? Chorar, abraçar e beijar faz bem em outras circunstâncias. Pras moças que não curtem expressar suas emoções eu deixo o mesmo recado. Ah, e você sabia que um abraço que dura em torno de 30 segundos libera ocitocina, o hormônio do amor, que traz inúmeros benefícios pro corpo e pra mente, dentre eles a diminuição da ansiedade e do medo. Vamos abraçar?
Izaquias Queroz: canoísta (BR)
Izaquias Queroz: canoísta (BR)

CONTATO COM A NATUREZA

Algumas modalidades esportivas são praticadas obrigatoriamente em contato com a natureza. E contato com a natureza é essencial para o nosso equilíbrio e saúde. Eu confesso que nesse ponto aqui eu tenho falhado um pouco. Quero colocar como objetivo ir mais à praia por exemplo. Sempre arrumo a desculpa da falta de tempo, mas ela não tá mais colando. Embora não tenha colocado em prática um contato mais demorado e sistemático com a natureza, busco mesmo morando em um grande centro, abraçar árvores, pisar no chão descalça, fazer caminhadas ao ar livre e praticar leituras em parques.

E aí, qual dessas “modalidades” você vai escolher relacionadas ao espírito olímpico para aplicar em sua vida?