Como melhorar sua imunidade natural

493x335_generic_cold_and_flu_1_other

Me lembro até hoje de uma das primeiras aulas de imunologia, em que o professor falava que nós temos duas imunidades: a que nasce com a gente e aquela que adquirimos ao longo da vida, principalmente nos primeiros anos de vida.

Muita água rolou em minha vida de lá pra cá, desconstruí muita coisa que aprendi na faculdade, comecei a estudar saúde quântica, plantas medicinais e tantas coisas vistas de maneira meio torta pelo conhecimento acadêmico, mas essa lição simples aprendida na aula de imunologia ficou comigo até hoje, ressignificada do meu jeito (assim como muitos conhecimentos científicos). Não sou contra a medicina alopática, só a acho incompleta e muitas vezes, por haver muitos interesses comerciais envolvidos, perigosa de se seguir cegamente. Também não tomo minhas decisões baseadas unicamente em artigos científicos e nem sigo cegamente a medicina chamada de alternativa. Se hoje quase não utilizo medicamentos alopáticos, isso veio com muito estudo, observação, mudança de hábitos e autoconhecimento.

Se você endeusa a ciência, se você acha que xingar de “curandeiro” quem se recusa a endeusar a ciência como você, se você acha que a homeopatia é um atraso preocupante, então nem precisa ler o resto do texto. Você vai perder seu tempo e ainda aumentar os níveis de moléculas produzidas pelo estresse em sua corrente sanguínea. Siga sua vida feliz, com a medicina que você escolheu (eu lhe desejo isso de todo o coração).

Mas se você está minimamente descrente com os rumos que essa medicina puramente alopática está tomando,  te convido a prosseguir.

Em tempo: quando alguém me “xinga” de curandeira, eu acho um tremendo elogio.

Como eu disse nesse post >>aqui<<, desde que eu comecei a me alimentar melhor e a aprofundar meu conhecimento sobre plantas medicinais e óleos essenciais, eu não peguei mais nenhuma virose. Ou seja, foi um processo: eu não parei de uma hora pra outra com tratamentos alopáticos. Fui fazendo uma transição aos poucos à medida que acumulava novos conhecimentos e me sentia segura. Desde o início de 2016 também acrescentei a meditação em minha vida e praticamente parei de assistir jornais televisivos. Isso também impactou muito positivamente em minha saúde.

10440229_480163002114036_5211307751622329001_n

Mas vale lembrar que se você se alimenta mal, não faz nada pra manejo do estresse e está envolvida pela onda de pânico noticiada na televisão, ingredientes naturais para melhoria da imunidade não irão surtir muito efeito.

Então se você mantém sua higiene em dia, se alimenta e maneira saudável e acha que a natureza pode dar uma força na melhoria da sua imunidade, vou te sugerir alguns tratamentos naturais. Isso não é para você deixar de ir ao médico, mas para que você se trate em casos de gripes e resfriados simples. Sem complicações. Em caso de febre alta ou tosse persistente procure um médico.

TINTURA DE PRÓPOLIS
Uso infantil: uma gota para cada 3 quilos (3 vezes ao dia)
Uso adulto: de 20 a 30 gotas (3 vezes ao dia)
Diluir em meio copo de água e tomar entre as refeições.

TINTURA DE EQUINÁCEA
Uso infantil: uma gota para cada 2 quilos (3 vezes ao dia)
Uso adulto: de 40 a 60 gotas (3 vezes ao dia)
Diluir em meio copo de água e tomar entre as refeições.

SUCO VERDE
Tem um suco verde que sempre faço quando sinto que meu corpo está enfraquecido e pode ficar vulnerável a algum vírus. Ele contém diversas substâncias que aumentam a imunidade, e podem “cortar” uma gripe que acabou de se instalar. Crianças podem tomar esse suco, basta dividir a dose na metade.

1 dente de alho
1 colher de mel ou melaço
3 rodelas de abacaxi
1 limão espremido
1 copo de água de coco

Bata tudo no liquidificador e tome em jejum.

ÓLEO ESSENCIAL DE TEA TREE

Coloque 5 gotinhas no aromatizador de ambiente no quarto que você ira dormir. O óleo de tea tree irá limpar suas vias respiratórias, eliminando vírus e bactérias invasores.

CHÁ DE GENGIBRE

Além de suas propriedades antivirais e antitussígenas, o gengibre aquece o corpo, aumentando a produção de saliva e transpiração, ajudando  a eliminar patógenos. Use-o quentinho, pois o calor adicional irá manter seu corpo em uma temperatura desinteressante para os vírus.

GARGAREJO COM ÁGUA MORNA  E SAL

Gargarejar com água e sal, pode ajudar a eliminar a presença de vírus que entram por via oral.

ÓLEO DE COCO
Tomar uma colher de óleo de coco entre as refeições ajuda muito a manter sua imunidade.

Mas não precisa ir correndo comprar todos esses itens. Escolha 1 ou 2 e faça todos os dias por 1 a 3 meses ou durante o período que durar o surto. Dê uma pausa de 1 mês e retome o tratamento. No caso da tintura de equinácea e do óleo de tea tree, use por 1 a 3 meses duas vezes ao ano.

No mais é muito importante que você pratique atividade física e mantenha uma postura positiva diante da vida. E principalmente não se deixe cegar pelo que diz os jornais.

Mona Soares
Farmacêutica – fitoaromaterapeuta – artesã de cosméticos naturais
[email protected]