Vamos falar de plantas? Afinal o blog é sobre herbalismo e alquimia e eu fiquei de dar um retorno sobre algumas espécies estudadas no Curso Vivencial de Plantas Medicinais que fiz em Minas Gerais na FUNIVALE.
Uma das primeiras plantas que colhemos foi a calêndula. Me senti lisongeada com essa tarefa que me foi dada (a mim e a meus colegas de curso). E pude trazer um pouco dessas calêndulas pra Salvador. Foram as calêndulas mais bonitas que já vi. Porque vende muita calêndula no mercado, mas não como as que trouxe de Minas.
![]() |
Olha a minha cara de felicidade 😀 |
A calêndula é uma grande amiga da pele: é antiinflamatória, antisseptica, regeneradora celular, cicatrizante suave e emoliente. Essas características são muito importantes para a cicatrização de feridas profundas, pois se usarmos um cicatrizante muito potente (plantas ricas em tanino como a aroeira, por exemplo),pode acontecer do ferimento cicatrizar superficialmente e continuar aberto nas partes mais profundas do tecido. A calêndula ajuda a cicatrizar de dentro pra fora, hidratando e “amolecendo” a ferida ao mesmo tempo, agindo delicadamente.
Pode ser usada na forma de chá em ferimentos, herpes, eczemas e gengivites (bochechos).
Na forma de cosméticos e medicamentos fitoterápicos de uso tópico é indicada para peles envelhecidas, inflamadas, feridas e que sofreram queimaduras solares. Também indicada para produtos infantis, prevenindo assaduras na troca de fraldas. Comecei a fazer os extratos com as calêndulas que trouxe, mas reservei uma parte para fazer chá também. Não é todo dia que temos acesso a calêndulas orgânicas e dessa qualidade.
![]() |
Extrato glicólico e oleato de calêndula |
Internamente, a calêndula age como um estimulante das funções hepáticas. Deste modo, evita a formação de calculos biliares e auxulia nas funções digestivas, evitando úlceras e gastrites. Devido a sua atuação no fígado, é um ótimo chá a ser usado pelas mulheres, pois o fígado tem uma importância muito grande no equilíbrio hormonal. Ela atua também aliviando as menstruações doloridas.
O chá de calêndula é preparado adicionando-se uma xícara de água fervente contendo uma colher de chá de sobremesa de suas inflorescências. Deixar em infusão por alguns minutos e coar. Tomar duas vezes ao dia antes das principais refeições. Este mesmo chá pode ser usado para lavar ferimentos, fazer máscara de argila e fazer bochechos. Como tônico facial, é excelente para acne, rosácea (usar o chá gelado) e pele envelhecida ou queimada pelo sol.
Internamente, não deve ser usada por mulheres grávidas ou pessoas com diarréia intensa.
Ao comprar calêndulas, procure por flores de cor alaranjada intensa e de preferência de cultivo orgânico, pois estas concentram maior quantidade de princípio ativo.