Como Usar Xampus Naturais

shampoo_slideshow_natural

A Ewé está prestes a lançar a linha capilar com xampus e condicionadores o mais natural e ecológico possível, produzidos artesanalmente. Xampus naturais se comportam diferente de xampus sintéticos. Abaixo, dou algumas dicas de como atravessar a transição de maneira suave e com bons resultados.

Os Xampus naturais são aqueles produzidos apenas com tensoativos naturais, como por exemplo óleos e manteigas saponificadas, além dos glucosídeos produzidos a partir do milho (lauril glucosídeo, decil glucosídeo). Tais tensoativos tem a vantagem de serem biodegradáveis, suaves e com baixo potencial de causar alergia. Além de tudo, o produto final fica em uma faixa de pH em que não é necessária a adição de conservantes, sendo que estes só aumentam a chance de causarem sensibilização do couro cabeludo, coceiras e descamações.

Ao contrário dos tensoativos sintéticos, não produzem quantidades absurdas de espuma (que aliás, nada tem a ver com limpeza), e por isso requerem alguns ‘truques’ para que se obtenha um ótimo efeito.
Seguem alguns conselhos de uso para melhor eficácia dos shampoos naturais:

1. Evite o uso de condicionadores ou finalizadores que contenham silicones minerais (amodimethicone, simethicone, cyclopentasyloxane…) ou derivados do petróleo (parafinum liquidum, petrolatum, mineral oil…). Tais ingredientes acumulam nos fios e são difíceis de remover com tensoativos mais suaves, além de não trazerem nenhum benefício para os cabelos.

375x321_apple_cider_vinegar_ref_guide
Vinagre de Maçã: o melhor amigo dos Xampus Naturais

2. Antes de aplicar o shampoo, faça uma solução com Vinagre de Maçã,  que deverá ser preparada com 1 parte de vinagre para 3 partes de água (eu uso 30 ml de vinagre para 90 ml de água e aplico com um borrifador, mas você pode diluir em uma vasilha ou cuia e jogar nos cabelos). Molhe o cabelo abundantemente, depois aplique a solução no couro cabeludo e comprimento. Massageie o cabelo por alguns instantes, e SEM ENXAGUAR você já pode aplicar o Xampu.
A solução de vinagre faz arder os olhos, portanto cuidado!

3. Xampus naturais, sem a adição de espessantes, são mais ralos que xampus convencionais, mas não significa que tem que ser usado em grandes quantidades. Aplique uma quantidade pequena, APENAS NA RAIZ dos cabelos. Vá aplicando mais, aos poucos, caso sinta necessidade.

4. O segredo do sucesso com Xampus naturais é a massagem! Ao aplicar o xampu, massageie abundantemente cada centímetro do seu couro cabeludo. Se o seu cabelo é livre de silicones e derivados do petróleo, a espuma que escorrer durante o enxague  será suficiente para fazer uma limpeza efetiva. Caso sinta seus cabelos pesados, poderá, ocasionalmente aplicar o xampu no comprimento. Mas não aplique diretamente no cabelo! Forme a espuma na palma das mãos e espalhe sobre os fios.

5. Se sentir necessidade de aplicar o xampu novamente, use a solução de vinagre de maçã de novo.

6. Enxague normalmente e aplique um condicionador o mais natural possível, ou pelo menos, que não contenha silicones e petroquímicos!

Lembrando que o cabelo demora um tempo para se acostumar aos shampoos naturais, mas depois da fase de transição, obtém-se um cabelo saudável, macio e brilhoso, com a raiz equilibrada em termos de óleos, assim como o comprimento.

As dicas acima também funcionam para xampus sólidos bem como para quem usa sabonetes naturais na lavagem dos cabelos.

Faz mais de um ano que eu mudei para shampoos naturais e depois da fase de adaptação eu não quero saber de outra coisa. Meu cabelo está muito diferente e macio, com a rotina de umectações (pré xampu) com manteigas e óleos vegetais, chás, argilas e sucos. Volto em breve para falar mais sobre como cuidar dos cabelos naturalmente.

Alguém tem algo a dizer sobre o uso de xampus naturais? Como seus cabelos reagiram?

Atualização (09.03.2014): 
Tensoativos naturais geralmente possuem pH alcalino. O vinagre tem por objetivo diminuir o pH dos fios e couro cabeludo para que o xampu aja melhor e não desalinhe os fios com a mudança brusca de pH.