Oud é a uma das matéria-prima mais cara da perfumaria. Esta semana tive o prazer de conhecer e até de levar umas lasquinhas pra casa. Quem me deu foi um amigo, que ganhou de uma amiga que foi à Turquia e trouxe para ele.
Lembra um pouco a madeira de Sândalo, só que mais suave, mais doce, meio animal, um aroma muito agradável mesmo! O aroma quando queimado é divino e ao manipulá-la meus dedos ficaram impregnados com seu cheiro delicioso!
Oud é produzido através da infestação de um fungo na madeira da árvore de espécie Aquilaria agallocha. Após a infestação, a árvore produz a resina aromática, que resulta numa essência de alto valor, após a destilação da madeira.
É originária da Índia, onde é usada em fumigações e na composição de atares (óleos perfumados feitos de pétalas de flores); no japão é empregada em numerosas cerimônias e na Arábia, como afrodisíaco.
A quantidade que eu tenho não é suficiente para usar, mas já rende uma minúscula quantidade de tintura para estudo! Quem sabe em breve eu consigo um fornecedor? Aguardando…
Uma lasquinha de Oud na palma da minha mão |
Referência: BARRY, N. de. A Arte dos perfumes, Ed. Senac: 2012.