Hoje eu vou dar uma dica de duas coisas que eu já uso há tempos. Bem antes de adentrar mais profundamente no universo natural, que são a bucha vegetal e a pedra poome. São substitutos, com vantagem, das microesferas de polietileno, que estão na composição de grande parte dos esfoliantes convencionais.
Microesferas de polietileno é o principal ingrediente dos esfoliantes convencionais |
O PROBLEMA DAS MICROESFERAS DE POLIETILENO
Polietileno é um polímero utilizado industrialmente para a produção de embalagens, recipientes plástico, e no caso de cuidados pessoais – as microesferas de polietileno – faz parte da composição de cremes dentais, sabonetes e cremes faciais e corporais. Esses produtos são usados para limpeza e renovação celular da pele através da fricção mecânica.
O ato de esfoliar a pele traz muitos benefícios:
- Limpeza profunda dos poros, ajudando na penetração de ativos aplicados nela posteriormente
- Estímulo à produção de colágeno, reparando o tecido e atenuando rugosidades e cicatrizes
- Aumento da circulação local, o que ajuda na dissolução de manchas de acne
- Renovação celular
Ciclo das microesferas de polietileno na natureza |
A lufa é uma maravilhosa alternativa vegetal para a esfoliação da pele |
A bucha vegetal é uma trepadeira da família das curcubitáceas pertencente ao gênero luffa. Tem um fruto fibroso, que quando seco pode ser usado como esfregão de banho. A bucha vegetal é vendida já seca e descascada em feiras livres. A única coisa que você precisa fazer e bater a bucha em uma superfície até que todos os caroços saiam. Se algum enganchar, corte a lufa com uma faca, no local dos caroços, até remover todas as sementes. Depois você pode ferver a lufa por 20 minutos em água com sabão e ela está pronta para uso.
Como eu uso
Pego a bucha molhada e passo sabonete em barra (mas também pode ser sabonete líquido). Passo na pele molhada delicadamente em movimentos circulares. Enxaguo. Você pode, depois da esfoliação, passar um óleo vegetal na pele ainda úmida e enxaguar. Para limpar o rosto com bucha vegetal, escolha uma bem macia na hora de comprar e destine-a apenas para este fim. Use de 1 a 2 vezes por semana. A bucha vegetal é excelente para prevenção de pelos encravados e previne a congestão dos poros, prevenindo a e ajudando a tratar a foliculite.
Higienizando sua lufa
É muito importante manter sua lufa limpinha para evitar acúmulo de células mortas e sujeiras que podem levar a contaminação por bactérias e fungos. Para higienizar sua lufa, ferva-a por 20 minutos em água com bicarbonato de sódio. Você pode repetir esse processo a cada 15 dias.
PEDRA-POOMES
A pedra-poomes é geralmente vendida neste formato |
Outro agente de esfoliação que não falta em meu banheiro é a pedra-poomes. A pedra-poomes é uma rocha vulcânica levinha, bastante usada na construção civil e também na produção de cosméticos abrasivos para esfoliação da pele. Mas você não precisa comprar esses produtos. Você pode simplesmente comprá-la em feiras livres, sem qualquer tratamento industrial. Higienize sua pedra esfregando uma escova destinada para este fim, lavando-a com água e sabão. Repita o processo toda vez que usá-la.
Como eu uso
Eu só uso a pedra-poomes para a limpeza da sola dos pés. Passo sabão na sola do pé e vou fazendo movimentos circulares com a pedra. Depois enxaguo e passo um pouco de manteiga vegetal. Ela é ótimo para suavizar calos. Você deve fazer essa limpeza de 1 a 2 vezes por semana.
REFERÊNCIA
Polietileno: microesferas causando macro problemas. Disponível em: http://www.focusquimica.com/2015/06/polietileno-microesferas-causando-macro-problemas/ – Acesso em: 31.03.2016.
Wikipedia
Mona Soares
Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais
Proprietária da marca Ewé Alquimias
[email protected]