Estava há algumas semanas buscando alternativas de esfoliantes naturais que não fossem os cristais de quartzo. Embora sejam maravilhosos, os cristais não são tão acessíveis. E em tempos de pandemia sinto que preciso me reinventar em termos do conteúdo que disponibilizo, já que o acesso aos ingredientes mudou.
Fui olhar na minha despensa o que poderia usar para esfoliar a pele e me deparei com urucum orgânico em pó que recebo diretamente de um fornecedor local e pensei: por que não testá-lo? Consultei meus livros e em alguns sites de confiança pra saber mais a respeito e parti para as experimentações.
O urucum e suas propriedades cosméticas
O urucum (Bixa orellana) é uma planta originária da América tropical incluindo a Amazônia brasileira. É portanto uma planta nativa pra nós. Seus frutos têm uma cor intensa, que varia do alaranjado ao vermelho vivo a depender da maturidade. E parte das propriedades cosméticas do urucum vem e sua cor. Ele é rico em carotenóides como a bixina e a norbixina, e em menor concentração alfa e beta carotenos. Possui ainda flavonóides, óleo essencial rico em terpenos e óleo fixo rico em glicerídeos de ácidos insaturados.
É utilizado desde os tempos mais remotos pelos indígenas do Brasil, cuja forma bastante conhecida seja a pintura da pele. Outros usos são: perfume, magia sexual, proteção solar, pintura de guerra e tingimento de objetos.
O nome urucum é originário do tupi uru-ku e significa “vermelho”. Devido à composição de suas sementes, o urucum possui as seguintes propriedades:
- emoliente da pele, amaciando-a e criando uma camada de proteção e auxiliando na recuperação da pele inflamada
- antioxidante (absorvem e neutralizam radicais livres)
- coadjuvante da proteção solar
- trata lesões cutâneas
- trata queimaduras
Ele é usado tanto na indústria cosmética como alimentícia para substituir corantes sintéticos. Nos cuidados com a pele é indicado para pele seca, sensível, inflamada e madura. Abaixo deixo uma receita que tenho usado nesses dias de quarentena.
Esfoliante de urucum
Você vai precisar de:
- Uma colher de sopa de urucum em pó
- Melado de cana
Coloque em um recipiente o urucum e acrescente melado até formar uma pastinha consistente. Lave o rosto com um sabonete natural e aplique a pastinha. Massageie com movimentos suaves e enxague. Após enxaguar a pele permanece alaranjada devido aos óleos naturais presentes no urucum e os pigmentos lipossolúveis presentes. Você pode remover essa cor com um tônico e um disquinho de algodão ou crochê ou deixar assim, caso não vá sair. O cuidado que você precisa ter é para não manchar roupas. Por isso eu já tenho uma toalha escura para esses momentos 🙂 . Finalize passando seu creme ou sérum facial favorito. Pode usar de uma a duas vezes na semana ou alternando com outros esfoliantes, espaçando mais o uso. Embora a estrela da receita seja o urucum, o melado de cana possui glicóis que contribuem com a renovação da pele.
O urucum é considerado seguro para uso na pele, lembre sempre de observar como sua pele reage ao uso de ingredientes novos. O urucum assim como muitos ingredientes vegetais em pó não costumam irritar a pele e perdem parte de sua dureza em contato com os líquidos, mas em caso de irritação, suspenda o uso.
—
APRENDA A PRODUZIR COSMÉTICOS NATURAIS >> CLICANDO AQUI << .
REFERÊNCIAS:
- https://www.tucumbrasil.com/corpo/urucum
- https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/alguns-beneficios-do-consumo-de-carotenoides/59144
- https://www.emporiolaszlo.com.br/oleo-vegetal-de-urucum.html
- CUNHA, A.P. et al. Plantas e produtos vegetais em cosmética e dermatologia. 4.ed. Fundação Calouste Guilbenkian. Lisboa 2015.
- MATOS, F.J.A. ; LORENZI, H. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas.2.ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.
—
Mona Soares
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.