Cinco plantas que tratam a ansiedade e como escolher a sua

Você sofre de ansiedade, certo? Como eu sei disso? A ansiedade se tornou um sintoma social. Então se você tem sorte de não sofrer de ansiedade, conhece alguém que sofre e pode passar essas dicas pra essa pessoa.

O tratamento de ansiedade deve envolver diversas abordagens e alterações no estilo de vida. Eu sofro de ansiedade e hoje posso dizer que ela está sob controle. Dentre as ferramentas que utilizei, eu incluo a meditação, a aromaterapia e as plantas medicinais. Abaixo vou sugerir algumas plantas medicinais e como utilizar. Embora todas atuem am algum nível no controle da ansiedade, há algumas diferenças entre elas. E é sobre isso que irei falar aqui. Escolha a que você mais se identificar. E lembre-se de fazer outras alterações em seu estilo de vida. Procure pela raiz de sua ansiedade.

By Alvesgaspar - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3636530
By Alvesgaspar – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3636530

VALERIANA

(Valeriana officinalis)

É sedativa e ansiolítica. Alivia os sintomas de cólicas menstruais e intestinais. Alivia enxaquecas causadas por tensão e diminui dores articulares.

É indicada como ansiolítico para quem dorme mal, pensa demais (a cabeça fica cheia de idéias ao deitar) e para mulheres que sofrem de ansiedade no período da menopausa.

 

GINSENG BRASILEIRO/ PFAFIA

(Pfaffia paniculata)

A pfáfia é uma planta, ao mesmo tempo estimulante e calmante. É considerada adaptógena. Plantas adaptógenas são aquelas que melhoram o estado geral da pessoa, e por consequência seu sistema imunológico. Atua melhorando o cansaço, a fadiga e o estresse. Atenua sintomas depressivos.

É indicada para as pessoas que possuem humor variável, oscilando entre desânimo e ansiedade.

PASSIFLORA/MARACUJÁ

(Passiflora edulis)

As folhas dessa planta são usadas como calmante e sedativo. Trata o nervosismo e a insônia. Melhora a dor de cabeça tensional e nevralgias. Alivia cólicas menstruais e taquicardia.

É indicada para aquelas pessoa que querem sair do estado ansioso, mas não conseguem. Se sentem paralisadas.

 

CAMOMILA

(Matricaria recutita)

A camomila, além de propriedades sedativas, é ótima para o estômago. Isso sugere seu uso em pessoas que sofrem de gastrite nervosa, síndrome do intestino irritável e azia proveniente de estado nervoso.É  também uma planta antiinflamatória e antialérgica.

Esta planta trata a ansiedade em pessoas pirracentas e que gostam de fazer birra. É difícil se autodiganosticar assim. Sarcasmo e tendência ao humor ácido sugerem o uso da camomila.

 

MULUNGU

(Erythrina mulungu)

Trata o nervosismo, a ansiedade e melhora os sintomas da insônia. Ajuda a tratar dores articulares e reumatismo. Diminui o inchaço nas pernas e é expectorante.

É indicada para pessoas ranzinzas e zangadas, que estão sofrendo de ansiedade. Embora sejam pessoas que geralmente não se reconhecem como ansiosas, perturbam as pessoas que as rodeiam com seu humor, queixas constantes e reclamam de tudo.

 

MODO DE USAR

As ervas podem ser usadas de diversas formas. Aqui eu sugiro dois modos de uso, com suas respectivas posologias (doses).

Na forma de chá:

Ferva 1/2 litro de água e acrescente duas colheres de sopa da erva escolhida. Divida em duas tomadas: uma no final da tarde, outra aproximadamente duas horas antes de dormir. A única excessão é a pfáfia, que deverá ser tomada também em duas doses, só que pela manhã e a tarde.

 

Na forma de cápsula:

Utilize da mesma forma que o chá (em duas vezes ao dia, conforme orientado acima). Aqui você vai substituir o chá por uma cápsula de 500 mg em cada tomada.

Este artigo não pretende substituir cuidados médicos. A autora se isenta do uso irresponsável das informações contidas aqui.

Referências:

  1. Botsaris, A. Fórmulas mágicas: como utilizar e combinar plantas para o tratamento de doenças simples – 5a ed. revista. Rio de Janeiro: Nova Era, 2008.
  2. Anotações minhas feitas durante o Curso Vivencial de Plantas Medicinais da Escola Terra Mãe, em 2014, com prof. Marcos Guião. http://www.grupoterramae.com/cursos

img_2621

Mona Soares
Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

 

 

 

Marcado com , , , , ,